Software como medicamento? Veja como as Terapias Digitais estão revolucionando o sistema de saúde

Mulher mexendo em celular

31 de maio, 2022

terapias digitais
Saiba como a implementação de terapias digitais contribuem para a prevenção, gestão e prevenção de doenças, além de redução dos custos com saúde

É inegável como os avanços na tecnologia alteraram de forma significativa diferentes mercados. Desde o aluguel de imóveis até o transporte nas cidades, muitas atividades diárias passam pela interação com plataformas digitais. E como não poderia deixar de ser, a saúde aos poucos também entra nessa onda de revoluções. Nesse contexto, as terapias digitais surgem como a nova geração de tecnologias aplicadas à saúde.

Mas que mudanças as terapias digitais trazem para médicos e pacientes? Como elas funcionam? E de que forma elas conseguem melhorar a vida de quem recebe o tratamento e aumentar a eficiência dos sistemas de saúde?

Continue a leitura para saber a resposta para essas e outras perguntas.

Afinal, o que são e como funcionam as terapias digitais?

As terapias digitais (também conhecidas como Digital Therapeutics ou apenas DTx) entregam aos pacientes intervenções terapêuticas baseadas em estudos clínicos a partir de softwares de alta qualidade desenvolvidos para tratar, gerenciar ou prevenir uma doença ou distúrbio.

A partir disso, as terapias digitais podem ser utilizadas de forma independente ou em combinação com medicamentos, dispositivos médicos ou quaisquer outras formas de terapia. Assim, torna-se possível aprimorar os tratamentos disponíveis e alcançar melhores desfechos clínicos.

Toda terapia digital prioriza as melhores práticas relativas ao design e a usabilidade das plataformas, ao desenvolvimento clínico das soluções, bem como a segurança das informações dos pacientes. Do mesmo modo que os medicamentos tradicionais, elas passam pela avaliação das autoridades regulatórias do setor.

Todavia, as terapias digitais se distinguem das aplicações focadas meramente no bem-estar. Enquanto as primeiras se concentram no tratamento ou prevenção de determinadas doenças, a segunda opção não tem foco específico e quase sempre atua apenas em alterações no estilo de vida e não em enfermidades específicas, sem que isso esteja baseado em evidências científicas robustas. Ademais, as terapias digitais também vão além das soluções já disponíveis para medicina à distância, para telemedicina ou saúde digital.

Quais os princípios das terapias digitais?

Como já destacamos, a atenção das terapias digitais foca no acompanhamento do tratamento, no manejo de doenças ou ainda na melhoria da condição de saúde do paciente, incluindo nisso a prevenção de enfermidades.

Com isso, as terapias digitais são desenvolvidas para que a intervenção médica possa ser feita por meio de um software e acompanhada pelos provedores de serviços de saúde. Ao mesmo tempo, elas não ignoram a relação médico-paciente.

Para alcançar os melhores resultados, as terapias digitais funcionam com base em alguns princípios de boas práticas, estabelecidas pela Digital Therapeutics Alliance (DTA). Entre eles estão:

  • Fornecer tratamento, prevenção e manejo de doenças;
  • Entregar intervenções médicas por meio de softwares ou dispositivos complementares;
  • Incorporar as melhores práticas de design, desenvolvimento e controle de qualidade;
  • Engajar usuários finais no desenvolvimento e na usabilidade dos processos;
  • Incluir proteções de segurança e de privacidade;
  • Aplicar as melhores práticas de acompanhamento e manutenção;
  • Divulgar os resultados de estudos clínicos em publicações revisadas por pares;
  • Ser acompanhado ou aprovado pelos órgãos regulatórios;
  • Fazer afirmações de acordo com o desenvolvimento clínico e o status regulatório;
  • Coletar e analisar evidências a partir dos dados obtidos.

Entretanto, cabe reforçar que tais parâmetros não são permanentes. Eles acompanham a evolução do desenvolvimento de novas terapias digitais.

Qual o embasamento científico das terapias digitais?

Como aponta a própria DTA, todas as terapias digitais devem passar por rigorosos testes para demonstrar que são efetivas, seguras e capazes de oferecer resultados significativos.

Entre esses testes estão os chamados ensaios clínicos randomizados, por meio de controle utilizando duplo-cego e placebos.  Esse é o mesmo método empregado em medicamentos tradicionais.

Além disso, as empresas responsáveis pelas terapias digitais coletam dados de uso dos produtos. Com isso, é possível acompanhar o impacto clínico efetivo e a usabilidade na vida real da solução adotada.

Quais são os benefícios das terapias digitais?

As terapias digitais oferecem resultados satisfatórios tanto para os pacientes quanto para médicos, provedores de saúde e empregadores. Para os pacientes, elas são aliadas na melhoria da saúde e diminuição de complicações futuras, entregando uma experiência de uso amigável com resultados significativos e objetivos personalizáveis, sempre de forma segura.

Para empresas como operadoras, provedores de saúde e empregadores, as terapias digitais possibilitam uma redução geral dos custos com assistência médica, expandindo as opções de cuidado para além do tradicional. No mais, essa alternativa potencializa o engajamento e a aderência dos pacientes aos tratamentos, melhora sua experiência e amplia a eficiência da assistência oferecida.

Cada vez mais será difícil vislumbrar sistemas de saúde que não utilizem terapias digitais para o tratamento de seus pacientes. Portanto, ao prover alternativas para diferentes lacunas, como aquelas provocadas pela prevenção, manejo e tratamento de doenças crônicas, por exemplo, esses produtos certamente farão toda a diferença no bem-estar e na qualidade de vida de diferentes grupos populacionais.

Nós, da Axenya, somos a primeira empresa de terapias digitais da América Latina. Oferecemos intervenções terapêuticas clinicamente comprovadas para prevenir, gerenciar ou tratar doenças e distúrbios médicos.

Gostou de saber mais sobre as terapias digitais? Então continue navegando pelo blog.

>>>REFERÊNCIAS:

Digital Therapeutics |  Definition and Core Principles. Disponível em: https://dtxalliance.org/wp-content/uploads/2021/01/DTA_DTx-Definition-and-Core-Principles.pdf

DTx Product Best Practices. Disponível em: https://dtxalliance.org/wp-content/uploads/2019/11/DTA_DTx-Product-Best-Practices_11.11.19.pdf

DTx Product Categories. Disponível em: https://dtxalliance.org/wp-content/uploads/2021/01/DTA_FS_DTx-Product-Categories_010521.pdf

Mulher mexendo em celular

Axenya e HealthCO se juntam para criar um ecossistema de saúde corporativa digitalmente aumentado, fornecendo e gerindo planos de saúde de forma digitalizada e protegendo a saúde do colaborador, de ponta a ponta, durante toda a jornada de cuidado.