Plano de saúde personalizado: vantagem para empresas e colaboradores

Paciente entregando a carteirinha do plano de saúde a funcionário de clínica

13 de outubro, 2022

Pegando a carteirinha do plano de saúde

Entenda de que forma um plano de saúde personalizado pode agregar outras formas de cuidado com o bem-estar nas empresas

Ao mesmo tempo em que os colaboradores reconhecem o esforço da empresa em promover um ambiente de trabalho mais saudável, a garantia de benefícios de saúde contribui para que as equipes sejam mais produtivas e eficientes, fortalecendo a capacidade do negócio de produzir bons resultados. Nesse contexto, a adoção de um plano de saúde personalizado pode oferecer retornos ainda mais interessantes.

Dessa forma, a personalização é uma ferramenta essencial para alcançar tal objetivo, promovendo um uso mais eficiente dos serviços de saúde sem que isso se reflita na elevação de custos com o benefício, na necessidade de alteração nas coberturas e, sobretudo, em prejuízos na qualidade do atendimento prestado e na saúde e bem-estar de cada um dos colaboradores.

O que é e como funciona um plano de saúde personalizado?

Na prática, planos de saúde personalizados são aqueles que ajustam suas coberturas a determinados grupos de profissionais, englobam determinadas necessidades não estipuladas nos serviços por planos tradicionais ou que atuam de forma diferenciada para lidar com a saúde dos pacientes. Em conjunto, essas alternativas têm como objetivo focalizar o cuidado e a atenção promovendo um uso mais inteligente dos recursos.

Nas empresas, isso pode significar, por exemplo, uma aproximação com o setor de recursos humanos, com o intuito de mapear e prevenir problemas de saúde comuns àquele grupo, antecipando problemas gerados por eventuais complicações devido ao descuido no acompanhamento.

É o que acontece, por exemplo, com as doenças crônicas não transmissíveis. Devido ao seu progresso lento e muitas vezes silencioso, elas não recebem a devida atenção até serem notadas, quando muitas vezes já é tarde. Diabetes e hipertensão arterial são os principais exemplos disso.

Diante disso, a personalização dos planos de saúde pode lançar mão de diferentes recursos para orientar sobre o acesso aos melhores profissionais e serviços de acordo com o perfil do grupo atendido. Em certa medida, isso faz dessa opção de atendimento e cuidado uma alternativa mais focada, diferente de planos mais gerais, que muitas vezes precisam se preocupar em atender o maior número de pessoas possível.

Quais os benefícios para empresas e colaboradores?

Reduzir custos com saúde, controlar indicadores como absenteísmo, presenteísmo e turnover e promover uma maior satisfação e um maior engajamento estão entre as principais missões de qualquer responsável pela gestão de recursos humanos. Em todos esses aspectos, os planos de saúde personalizados podem oferecer contribuições valiosas.

Dessa forma, os colaboradores não só terão acesso ao atendimento médico necessário, como contarão com uma rede de assistência essencial para o diagnóstico, o acompanhamento e o controle de diferentes condições, que, no futuro, podem gerar ainda mais custos, que vão desde a necessidade de tratamento mais complexos até períodos de afastamento.

Os colaboradores também tendem a valorizar e se engajar em ações de prevenção, que reforçam hábitos positivos para a manutenção do bem-estar ou ainda que permitam identificar problemas ainda no começo, quando a chance de desfechos positivos é maior.

A partir de outro ponto de vista, a empresa passa a ter sua marca valorizada no mercado, ajudando na atração e retenção de talentos, uma vez que os profissionais tendem a se sentir cada vez mais valorizados.

Leia também: Software como medicamento? Veja como as Terapias Digitais estão revolucionando o sistema de saúde

Como ampliar o cuidado com a saúde nas empresas?

Conversando com funcionário

Toda a preocupação com a saúde e a manutenção de benefícios como os planos de saúde geram custos para a empresa. Isso, claro, significa observar com cuidado o peso que tal despesa tem no caixa do negócio e manter ações constantes para promover economia nesse aspecto, sem ignorar a importância da manutenção do benefício e da atenção necessária no cuidado com a saúde.

Uma forma eficiente de ampliar esse cuidado é melhorar a jornada dos pacientes crônicos, contribuindo para que eles tenham uma maior adesão aos tratamentos e fortaleçam medidas de autocuidado que contribuem para o controle de doenças como o diabetes. De um lado, isso pode reduzir o risco de complicações e até mesmo de mortalidade. De outro, diminui custos com tratamentos decorrentes do descontrole da condição.

Com isso em mente, a Axenya atua para oferecer soluções capazes de aliar alternativas de terapias digitais (DTx) com o acompanhamento e o mapeamento das condições de saúde dos colaboradores, reduzindo ineficiências e gargalos no tratamento das doenças crônicas e no uso dos serviços de saúde. Tudo isso sem achismo: as decisões são sempre baseadas no melhor que a ciência de dados pode oferecer, gerando economia significativa sem abrir mão do cuidado.

Tais recursos tornam ainda mais eficiente a gestão do bem-estar dos times, incluindo o reforço de tudo aquilo que um plano de saúde personalizado tem a oferecer. No longo prazo, empresas e colaboradores só têm a ganhar, seja pela economia ou pela promoção de uma maior qualidade de vida.

Aproveite e veja mais sobre como empresas podem viabilizar o acesso à saúde e ainda reduzir custos?


>>>REFERÊNCIAS:

Controle das doenças crônicas: por que isso é tão importante?
https://ladoaladopelavida.org.br/disease/controle-das-doencas-cronicas-por-que-isso-e-tao-importante/

Plano de saúde mais personalizado e acessível agrada beneficiários
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/especial-publicitario/santa-casa-de-maringa/noticia/plano-de-saude-mais-personalizado-e-acessivel-agrada-beneficiarios.ghtml

Confira as doenças mais caras para os planos de saúde.
https://www.saudi.com.br/blog/doencas-mais-caras-para-planos-de-saude/

Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes%20_cuidado_pessoas%20_doencas_cronicas.pdf

Paciente entregando a carteirinha do plano de saúde a funcionário de clínica

Axenya e HealthCO se juntam para criar um ecossistema de saúde corporativa digitalmente aumentado, fornecendo e gerindo planos de saúde de forma digitalizada e protegendo a saúde do colaborador, de ponta a ponta, durante toda a jornada de cuidado.