Entenda a relação entre equidade na saúde e valor agregado no serviço

Enfermeira atendendo paciente em hospital

13 de junho, 2022

Pesquisa sobre o atendimento no hospital
Saiba como o conceito de equidade na saúde está no centro da atenção dos sistemas de saúde

Todo sistema de saúde, público ou privado, lida com recursos limitados para prestar o suporte a todos aqueles que procuram seus serviços, devido às mais diversas condições de saúde. Assim, uma série de princípios de gestão são adotados para garantir a sustentabilidade e a qualidade do atendimento. Dentro de um dos principais desses conceitos está o de equidade na saúde.

Pensando nisso, vamos abordar o que é o princípio de equidade na saúde e como ele pode ajudar a agregar valor aos serviços prestados, bem como contribuir para a redução dos custos. Acompanhe.

O que é o princípio de equidade na saúde?

Em linhas gerais, o princípio de equidade na saúde determina que sejam oferecidos mais cuidados a quem mais precisa. Por outro lado, quem requer um menor nível de atenção para ter um atendimento adequado recebe menos cuidados. No entanto, isso não significa deixar que alguém fique sem assistência.

Para vislumbrar tal conceito na prática, alguns exemplos ajudam. Um hospital que presta atendimento a todos que dão entrada no serviço não necessariamente precisa prestar o suporte igual para todos. É natural que quadros mais graves e complexos demandem atenção urgente, fazendo com que esse paciente passe na frente dos demais e receba maior atenção, de acordo com os recursos disponíveis.

O mesmo cenário se aplica ao manejo da capacidade hospitalar diante de uma pandemia, como vivemos recentemente. Nesses cenários, é natural que a rede concentre esforços até o limite para lidar com a doença e postergue intervenções que podem esperar um pouco mais. Além disso, é possível organizar a priorização de determinados grupos e condições no atendimento durante o período de emergência.

O conceito de equidade na saúde também considera que alguns determinantes sociais afetam diretamente a saúde de faixas da população. Dessa forma, os sistemas de saúde devem levar em conta que certos grupos são mais suscetíveis a determinadas doenças, tornando a distribuição adequada dos recursos de prevenção e tratamento parte essencial para mitigar possíveis desigualdades.

Em suma, vale reforçar que o conceito de equidade não necessariamente tem a ver com igualdade no atendimento prestado. Ele está mais próximo ao que seria uma forma de justiça no acesso ao serviço de saúde do que necessariamente a obrigação de tratar todos de maneira igualitária.

Desse modo, é possível avaliar os riscos a qual cada paciente está sujeito, a gestão adequada dos recursos e a otimização de todos os procedimentos realizados.

Qual a relação entre equidade na saúde e valor agregado?

O conceito de valor em saúde não diz respeito necessariamente aos custos do tratamento oferecido e sim como eles se refletem na condição de saúde de cada paciente. Tal conceito coloca o paciente no centro da equação, considerando sua melhoria e não necessariamente o volume de serviços prestados.

Logo, é fundamental equilibrar todo o serviço prestado em relação ao conceito de equidade. Com isso, todos os pacientes terão o suporte sem que haja desperdícios de recursos, uma vez que eles não serão tratados de forma igual justamente para equacionar necessidades individuais.

No mais, na hora de pensar no valor dos serviços prestados, é essencial considerar aspectos como o acesso, a eficiência, a eficácia e a segurança de todas as intervenções realizadas. Além disso, é preciso acompanhar a evolução para promover melhorias na assistência e otimizar a qualidade do serviço prestado.

Leia mais: Veja quais os custos das doenças crônicas para os sistemas de saúde

Qual o papel das ações de promoção à saúde?

Medindo valor da glicemia

Outro componente fundamental para alcançar a equidade em saúde é a promoção de ações que dediquem esforços na prevenção de doenças, principalmente para reduzir custos. Assim, em um primeiro momento, é possível detectar de forma antecipada grupos de risco e agir para evitar complicações maiores.

É o que acontece, por exemplo, com pacientes com diabetes. Eles precisam do acompanhamento adequado para ter o tratamento apropriado. Isso passa pelo acesso aos medicamentos, pela mudança de hábitos e pelo monitoramento constante do nível glicêmico. Com tudo isso, o manejo da doença ganha eficácia e se torna menos custoso.

Leia também: Kralixya – tecnologia para facilitar com que pessoas com diabetes se mantenham saudáveis

Ademais, o acesso atualizado de dados sobre o paciente permite que os gestores tomem decisões mais assertivas e confiáveis, o que também ajuda na otimização dos recursos disponíveis. Isso também incrementa o valor do atendimento prestado, uma vez que tais procedimentos têm mais chances de se refletir no progresso da saúde do paciente.

Para quem está à frente de planos de saúde digitais, corretoras e operadoras, tais ações são excelentes estratégias para agregar valor ao que é oferecido aos clientes, principalmente aqueles preocupados com os custos.

Ou seja, entender e debater tudo aquilo que é feito para promover e disseminar a equidade na saúde ajuda na melhoria dos sistemas de saúde (públicos ou privados), no uso mais inteligente dos recursos disponíveis e na garantia de maior qualidade em todo o atendimento prestado. Por isso, tudo isso é feito sem que se ignore a importância de lidar com os custos desses procedimentos.

Para saber sobre saúde, terapias digitais, novas tecnologias e demais assuntos relacionados, continue no site da Axenya.


>>>REFERÊNCIAS:

1. Ministério da Saúde. Políticas de promoção da equidade em saúde.  Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_prococao_equidade_saude.pdf

2. E. SARAH. Equidade em Saúde. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/equsau.html

Enfermeira atendendo paciente em hospital

Axenya e HealthCO se juntam para criar um ecossistema de saúde corporativa digitalmente aumentado, fornecendo e gerindo planos de saúde de forma digitalizada e protegendo a saúde do colaborador, de ponta a ponta, durante toda a jornada de cuidado.