Destaques do ATTD: como as novidades chegaram ao Brasil?

Congresso mundial de tecnologias em diabetes

15 de junho, 2022

congresso mundial de tecnologias em diabetes

Não compareceu ao ATTD 2022 em Barcelona? Para atualizar todos os interessados, o G7diabetes promoveu o G7Summit ATTD+

Como parte da evolução constante e do processo contínuo de aprendizagem para oferecer a pacientes, médicos e tomadores de decisões as melhores soluções possíveis, a Axenya e seus colaboradores participaram do G7 Summit ATTD+, realizado no final de maio.

Em linhas gerais, o evento organizado pelo G7 Diabetes teve como principal propósito apresentar e discutir o que foi debatido no ATTD, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias e tratamentos para o diabetes.

O que é o ATTD?

ATTD é a sigla para a The International Conference on Advanced Technologies and Treatments of Diabetes. O evento é reconhecido como o maior congresso mundial de tecnologias em diabetes. Desde 2008, já foram promovidas 14 edições dos seus encontros anuais. O principal objetivo das reuniões organizadas pela ATTD é destacar tecnologias e tratamentos inovadores para o diabetes, doença crônica não transmissível que só no Brasil teve um aumento de 26,6% no número de casos apenas nos últimos 10 anos.

Entre os vários tópicos de discussão abordados na conferência anual da ATTD estão, entre outros, sistemas de decisão baseados em inteligência artificial e big data, novos análogos à insulina, saúde digital, novos medicamentos para o tratamento de diabetes, sistemas de monitorização contínua de glicose, bombas de insulina, ensaios clínicos em curso, o impacto do diabetes nos quadros de covid-19, além do papel de startups no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.

Em 2022, a conferência anual do ATTD foi realizada em Barcelona, na Espanha, no final de abril. Assim, foi garantido que o debate em torno do que existe de mais recente e inovador disponível sobre o tema fosse abordado ao longo dos painéis, palestras e demais atividades desenvolvidas ao longo dos 4 dias do evento.

Leia mais: Software como medicamento? Veja como as Terapias Digitais estão revolucionando o sistema de saúde

Qual foi o propósito do G7 Summit ATTD+?

Leitura de índice glicêmico no celular

Por se tratar de um evento realizado fora do país, nem sempre os interessados no tema conseguem acompanhar o que foi discutido no ATTD. Contudo, diante da importância do assunto e com o compromisso de atualizar os pares sobre a fronteira do conhecimento, o G7diabetes promoveu o G7 Summit ATTD+.

O G7diabetes é formado por 7 médicos especialistas em diabetes que se uniram para promover a educação e boas práticas no tratamento dessa enfermidade. Eles perceberam que era preciso ir além de eventos ocasionais dos quais organizavam e participavam. Desse modo, o grupo funciona como uma plataforma para centralizar e distribuir conteúdo para quem lida com o diabetes no dia a dia, seja de forma direta ou indireta.

O G7 Summit ATTD+ foi o primeiro evento organizado pelo G7diabetes. Ele foi realizado ao longo do dia 28 de maio de 2022 e teve transmissão online. Com isso, quem não esteve presente na conferência em Barcelona pôde se atualizar sobre as discussões que aconteceram por lá.

Ao longo do dia de programação, os membros do G7diabates apresentaram aos participantes as principais novidades relativas ao:

  • Monitoramento contínuo de glicose;
  • Suprimento automático de insulina;
  • Avanços no tratamento de diabetes 1 e 2;
  • Papel das startups nesse cenário de inovação.


Portanto, não poderíamos deixar de parabenizar o trabalho do G7diabetes, que fez com que os destaques do ATTD chegassem até quem não pôde acompanhar o evento realizado em Barcelona. Compartilhar e disseminar o conhecimento e a tecnologia sobre diabetes são propósitos que unem o G7diabetes e a Axenya, que por meio do Kralixya, está na vanguarda das terapias digitais desenvolvidas para lidar com essa enfermidade na América Latina.

Para continuar aprendendo, aproveite e leia nosso artigo sobre os custos das doenças crônicas para os sistemas de saúde.


>>>REFERÊNCIAS:

G7 Summit ATTD+. Disponível em: G7summit – G7diabetes

The International Conference on Advanced Technologies and Treatments of Diabetes (ATTD). Disponível em: About ATTD – ATTD 2022 (kenes.com)

Congresso mundial de tecnologias em diabetes

Axenya e HealthCO se juntam para criar um ecossistema de saúde corporativa digitalmente aumentado, fornecendo e gerindo planos de saúde de forma digitalizada e protegendo a saúde do colaborador, de ponta a ponta, durante toda a jornada de cuidado.